terça-feira, 30 de novembro de 2010

Os comunicadores e a sociedade

Cada profissão tem seu papel no desenvolvimento da sociedade. Por exemplo, médicos cuidam da saúde, juízes e advogados cuidam da população para que nossos direitos não sejam violados. Os profissionais citados tem imensa importância para que a convivência social seja saudável. Porém, há um grupo de profissionais cuja função é indispensável e, ainda assim, desprezado pela maioria das pessoas: os comunicadores. Estes desempenham a função de informar a população e, mais que isso, causar incoformismo com a conjuntura social.

Os comunicadores tem não só a função de abrir os olhos da sociedade sobre o que está acontecendo ao seu redor e denunciar injustiças, como fazer com que todos questionem e se indignem com defeitos desastrrosos que infectam nossas vidas. Tais profissionais tambémservem de ponte de contato entre a população civil e seus governantes através de denúncias de fraudes e irregularidades e conectar os dois lados para que a remediação dos problemas seja eficaz. O resultado desta ponte de contato é o direito de resposta que as pessoas tem e, desta forma, criar uma dinâmicasocial em que há inquietação por conhecimento, informação e soluções pra problemas.

Embora a intenção dos profissioanis da Comunicação seja beneficiária, algumas pessoas que sofrem denúncias ferem o direito de liberdade de expressão e tentam bocoitar a profissão. Para que haja uma sociedade em que problemas e defeitos estejam explícitos para a possível solução dos mesmos, sociedade, governantes e comunicadores devem exercer a ética, danado assim espaço para a democracia e a liberdade de expressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário