quarta-feira, 2 de junho de 2010

Estilo Universitário

       SAM_1300

     

      No primeiro dia de aula, a primeira informação que recolhemos do campus universitário da UFAM é a sua grande extensão. Depois de um tempo de adaptação, nossos olhos já se atentam para outros tipos de elementos: a cantina, a quantidade de salas que existem no meio da mata, os animais que circulam pelos largos corredores da universidade. Outro elemento, porém, é um prazer para os olhos daqueles que se chamam “fashionistas”: os modos de se vestir dos universitários.

      Há vários estilos: o casual, em que uma calça jeans e uma camisa simples são suficientes; o moderno: é a última moda, em que se vê muito nos corredores o uso de neon, seja nas unhas, detalhes nas roupas ou até mesmo nas alças de roupa íntima; o esportivo: a ordem deste estilo é conforto, então são usadas roupas mais soltas e de cores neutras e tênis.

      Também temos o clássico que está diretamente ligado ao conceito de elegância, vestir um clássico quer transmitir a idéia de segurança, tradição e certa pitada de confiança; na dúvida, vista um clássico. O cinza, o marrom e, predominantemente, o preto, fazem parte de casacos, bolsas e sapatos; o vermelho dá o tom da ousadia e pode vir sozinho ou fazendo um dueto em xadrez – outro clássico. Os acessórios ainda podem trazer o dourado em cintos, relógios e bijuterias.

      Por todo o campus universitário percebemos também que em determinado grupo de amigos algum estilo é predominante, de forma que podemos fazer a observação de que a moda é um meio de aproximar as pessoas. Ainda assim, podemos ver um círculo de amizade com pessoas que usam os mais variados e opostos estilos, provando que não é por sermos diferentes que a convivência é impossível.

      Vale ressaltar que a moda é um meio de transmissão de opiniões. Segundo Coco Chanel, “a moda não é algo presente somente nas roupas. A moda está no céu, nas ruas. A moda tem a ver com idéias, a forma como vivemos e o que está acontecendo”. Em sua citação, esta inesquecível estilista, enfatiza o fato de que a moda é sempre atual, que mostra toda a conjuntura social de uma época.

      A moda, definitivamente, não é somente o que se usa no dia a dia. A moda vai além do simples, ela nos ajuda a exibir em nosso lado exterior o que somos e pensamos internamente. Não importa se você é adepto do clássico ou do casual, o que importa é que você represente os ideais que tem e que se sinta confortável, características presentes nos universitários da UFAM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário