segunda-feira, 17 de maio de 2010

Direito a segurança

Na última sexta-feira, 14/05/2010, um grupo de alunos de Direito da Universidade Federal do Amazonas foi assaltado no estacionamento da Faculdade de Direito (FD) por dois homens armaados. Celulares, livros e notebooks foram levados dos alunos que chegaram a chamar a segurança do campus, mas os seguranças foram ao local do assalto somente meia hora após o ocorrido. Os assaltantes não foram identificados e, portanto, não encontrados.

Cerca de 20 mil pessoas circulam diariamente no campus universitário dividido em cinco unidades cheias de corredores e trilhas que dão acesso aos lugares mais distantes da universidade. Estudantes, professores e poucos seguranças formam o cenário da UFAM. Indignados coma falta de segurança nos estacionamentos da universidade, os estudantes do curso de Direito realizarão no dia 17/05/2010 às 17 h um protesto de caráter pacífico, reivindicando que o sistema de segurança seja melhorado.

A chefa de gabinete da Reitoria da UFAM, Maria Couto, diz que a Reitoria não é contra a manifestação dos alunos e que, embora alguns estudantes pensem que nada é feito para a melhoria da segurança do campus, há discussões sobre como melhorar e agilizar a segurança.

O Diretor da Faculdade de Direito, Clínio Brandão, diz que já houve melhoria na segurança da Universidade, pois no ano passado, até o mês de maio, quinze assaltos aconteceram, enquanto o assalto aos alunos de Direito foi o primeiro registrado no ano de 2010. O Diretor diz ainda que haja um problema estrutural da UFAM que prejudica a segurança de alunos e funcionários: o sistema elétrico que, embora o campus tenha crescido, libera carga insuficiente para aprimorar a iluminação de trilhas e estacionamentos. “Há cerca de quarenta dias foram instaladas lâmpadas no campus, mas setenta delas queimaram após alguns dias de uso” exemplifica o Diretor da Faculdade de Direito. Ele ainda afirma que as câmeras de segurança instaladas nos corredores não sejam a solução para o problema, mas que deveria haver uma guarda florestal que vigiasse a maior área possível do campus.

Assaltos na UFAM são inevitáveis devido à sua dimensão, mas hoje o problema é grande e pode ser melhorado. Os alunos, juntamente com professores e a Reitoria, devem lutar para que seguranças tenham uma presença mais marcante nos corredores e estacionamentos da UFAM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário