terça-feira, 11 de maio de 2010

“Raio de Sol”: Iluminando Vidas

Quando vemos anúncios de Organizações ou Instituições que abrigam crianças, a primeira pergunta que vem às nossas mentes é: será que o dinheiro doado é usado para o benefício destas pessoas necessitadas mesmo? Bem, a resposta dependerá muito de como a Instituição beneficiada irá divulgar os resultados de sua campanha.

É para isso que estamos aqui. O projeto “Comunicação Solidária” existe para ajudar a ONG “Raio de Sol” a deixar claros os objetivos e desafios enfrentados por esta Organização que não recebe incentivo algum do Governo. Para conhecermos os seus objetivos, precisamos saber o que é a ONG “Raio de Sol”.

A “Raio de Sol” é uma Organização não-governamental criada para ajudar crianças e adolescentes portadores de doenças do sangue e outros tipos de câncer e suas famílias, geralmente vindas de pequenos municípios do Estado do Amazonas. O número de famílias beneficiadas pela “Raio de Sol” é aproximadamente 450. É, de fato, um número muito bom e até chegamos a pensar que esta ONG tem recursos suficientes para mais de 450 famílias. O problema é que ela não possui uma sede para abrigar os pacientes e suas famílias, por isso a “Raio de Sol” se encontra dentro do Hemoam, que cedeu um pouco de seu espaço para esta Organização.

Embora não tenha uma sede, a equipe da “Raio de Sol” conseguiu, com um amigo voluntário, a planta desta tão desejada sede: a Casa de Apoio. O terreno também já foi conquistado e as obras até mesmo já foram iniciadas, mas, por problemas financeiros, tiveram que ser interrompidas. A ONG realizou festas e feijoadas para arrecadar dinheiro para continuarem a realizar este sonho, mas a quantia levantada é mínima em relação à quantia calculada para a construção da Casa de Apoio.

A ONG precisa de dinheiro para terminar as construções de sua sede, mas outra coisa que ela precisa é de doadores de sangue. Apenas 1,5% da população brasileira é doadora de sangue, número quase que insignificante. Não há muito conhecimento das medidas tomadas para o tratamento de doenças do sangue, mas estes paciente precisam de muito sangue e, além de disponibilizar sangue para os pacientes ajudados pela “Raio de Sol”, o Hemoam também é responsável pela liberação de sangue para outros pacientes de outros hospitais, tais como vítimas de acidentes de carro, etc.

Precisamos de doadores de sangue e de ajuda financeira, mas, acima de tudo, precisamos de amigos” disse o Diretor da “Raio de Sol”, João Lima, ao grupo de estudantes responsável pelo Projeto “Comunicação Solidária”. Então, siga o nosso blog (www.comunicacaosolidaria.blogspot.com) e nosso Twitter (@com_solidaria) e seja o amigo da “Raio de Sol”. Doe sangue, doe vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário